Antes de tomar qualquer decisão quanto a investir ou não, peço a todos que deixem de lado o pré-conceito de que investir em marketing é CUSTO! Já ouvi de muitos empresários  "Gastei um montante considerável em publicidade, criando o meu site e impressos (traduzindo... em marketing) e não recebi retorno financeiro para pagar o investimento! Isso não funciona para o meu negócio!"

Pergunto, o que deu de errado neste  investimento? Foi realizado um planejamento? Qual a realidade do mercado para o negócio específico?  Como foi o processo de decisão para se investir nas ferramentas escolhidas? Quanto tempo já se passou após este investimento?  ...

Gostaria de alertar: Investir em marketing requer, resumidamente em 3 P´s,  Paciência, Planejamento e Persistência, pois os retornos em sua grande maioria são a longo prazo. Existem, é claro, ações que possibilitam obter retornos em curto prazo, ainda assim necessitam de foco, planejamento e orientação para execução.

Investir em Marketing significa investir em um PLANEJAMENTO para apresentar sua empresa e suas potencialidades, de forma clara e eficaz, ao mercado. O Plano de Marketing irá auxiliar o empresário, seja qual for o seu negócio e o porte da empresa, a definir uma estratégia, estruturar o plano de ação e alinhar suas necessidades aos seus recursos. 

Neste contexto, planejamento em marketing é essencial  para reduzir as incertezas e os investimentos desnecessários!

#Ficaadica


 
Fonte: Entrevista de Aline Nunes, dada à revista Fecomércio.